Publicado por: celularobsonecamila1728 | outubro 2, 2008

ESCONDIDO NA TENDA

Texto básico: Josué 7:22

Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda: e eis que tudo estava escondido na sua tenda, e a prata debaixo dela.”

Desde que o povo saiu da escravidão, do Egito, durante todo o tempo de sua peregrinação no deserto rumo a terra prometida, viviam em tendas. Tendas são habitações temporárias. Esta era a casa dos israelitas, ali continha seus móveis, seus pertences e pela vida nômade que levavam, estavam sempre montando, desmontando, caminhando e montando de novo.

A promessa de Deus era que um dia isso tudo acabaria, eles teriam suas casas definitivas na terra da promessa, onde não seria mais necessário todo este esforço.

Israel tinha tido grande êxito na conquista de Jericó, estavam empolgados, felizes com a forma miraculosa que Deus fez as muralhas ruírem, estavam felizes em ver seus inimigos destruídos, no entanto, deixaram de observar algo importantíssimo que Deus falou antes disso tudo acontecer.

Em Js 6:18 está escrito: Tão somente guardai-vos do anátema, para que não vos metais em anátema tomando dela, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o turveis.

A preocupação de Deus sempre foi de evitar que o mal chegasse a tenda do Seu povo, por isso vinha os conselhos. Deus sabia que a tendência do homem é a inclinação para o mal, que seu coração estava sempre descompensado para a maldade, para as seduções deste século.

A Palavra diz que após a tremenda vitória que eles experimentaram, Acã tomou do anátema, e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel. (Js 7:1) Observe que um homem pecou, mas todo o Israel ficou debaixo de maldição. As vezes achamos que o que fazemos de errado, só trará conseqüências para nós mesmos, mas não só a pessoa sofre como também os que estão com ele, sua família, sua célula, seus discípulos, seus líderes, todo o Israel entrou em juízo por causa de um que pecou. Seria Deus injusto? Claro que não, a palavra diz que os pais não levarão o pecado dos filhos e nem os filhos dos pais, mas algo precisa acontecer para que tudo que estiver escondido venha a tona e o diabo seja envergonhado.

Israel saiu para uma nova batalha, desta vez a cidade de Ai. Mandou espias como fez em Jericó. Confiantes como estavam pela conquista de Jericó, os espias trouxeram um relatório que os deixaram confiando muito neles mesmos e pouco em Deus.. No v. 3 diz: “Não fatigues ali a todo o povo, porque poucos são”.

Isso sempre acontece conosco, olhamos o problema, as dificuldades, as barreiras que se levantam diante de nós e achamos que damos conta do recado, nos sentimos auto suficientes para resolver sem o auxilio, a orientação de Deus, sem orientação da liderança. Estes homens não estavam se preparando para ir a qualquer lugar, iam para uma guerra, estavam sondando território, o mesmo cuidado tinha que ser observado, os mesmos procedimentos de busca ao Senhor. Amados, nunca menospreze o inimigo, nunca se sinta suficientemente forte para lutar sozinho. Deus estabeleceu lideranças para este fim, para nos ouvir, nos aconselhar, nos exortar, nos edificar, nos ajudar a sair dos embaraços e das guerras que as vezes entramos por decisão própria. Cavamos confusão, cavamos brigas, contendas ao invés de promover harmonia, amor, unidade.

Nem sempre o que é pouco é frágil. O povo de Ai eram poucos, mais foram fortes para colocá-los para correr, porque Deus estava entrando em juízo contra eles, Deus nunca vai abençoar o errado, não adianta insistir. Embora apenas um tenha pecado, a correção vem. Isso serve de alerta para você, que tem sido uma pedra de tropeço na célula, na vida de algum discípulo, mude de atitude enquanto é tempo.

Dar as costas para o inimigo é sinal de derrota e o coração do povo se derreteu e se tornou como água. (v. 5) Coração derretido é coração desistido, desanimado, é um coração que não retém mais nenhuma confiança, não acredita em mais nada, vazou como água as esperanças, já não confia, já não crê, já não vê mais nada. Tudo acabado.

A tristeza, o desanimo tem sido duas ferramentas fortíssimas nas mãos do diabo para paralisar todo aquele que caminha com Deus. Na hora das crises, não é hora de deixar o semblante cair, não é hora de viver chorando pelos cantos, este é o momento de mostrar para o diabo, continuo acreditando apesar de. Nessas horas tudo que Deus quer ver em nós é uma confiança incondicional, não vou desistir, não vou recuar, continuo crendo que o meu Deus é fiel para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos. O grande problema é que não nos colocamos na brecha para que a vitória venha antes, pelo contrário, quando o problema está instalado, quando a derrota já aconteceu, quando já fugiu do inimigo, nossa atitude é de exatamente igual de Josué. No v. 6 diz que: Então Josué rasgou os seus vestidos, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até à tarde, ele e os anciãos de Israel: e deitaram pó sobre as suas cabeças. Por que não fazemos isso antes? Davi quando pecou com Bate Seba, também foi a mesma coisa, quando a criança nasceu, Deus decidiu levá-la, quando a doença veio, ele, o rei, não comeu, não bebeu, se prostrou diante de Deus para clamar pela saúde da criança, quando a decisão de Deus já estava tomada, o filho do pecado não vai sobreviver. O pecado estava consumado. (II Sm 11).

O pecado de Acã também já estava consumado, só que estava escondido, oculto, ninguém sabia, ninguém viu, todos estavam envolvidos na sua conquista, estavam lutando, estavam concentrados na promessa. Acã pensou que poderia passar desapercebido, mas não aconteceu assim, seu pecado se tornou público, todos sofreram a humilhação, todos que estavam na guerra fugiram…

Quando Josué na sua sinceridade, chorava e clamava a Deus, ouviu a voz que tinha aprendido a reconhecer, a voz do Seu Deus. Levanta-te por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e até transgrediram o meu concerto que lhes tinha ordenado, e até tomaram do anátema, e também furtaram, e também mentiram, e até debaixo da sua bagagem o puseram. Pelo que os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos: viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados: não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós. (Js 7: 10-12)

Sempre que você em sinceridade buscar ao Senhor a resposta virá, Deus nunca vai te deixar sem respostas aos seus questionamentos. Ele veio a Josué e lhe advertiu, por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Que motivos você tem para estar se lamentando, para estar com semblante caído, para estar com seu rosto em terra? E disse claramente onde estava a raiz do problema da derrota: PECADO. A palavra é clara quando diz que a maldição sem causa não virá. O que aconteceu? Deus nominou: transgrediram o meu concerto; tomaram do anátema; furtaram; também mentiram; até debaixo da sua bagagem o puseram.

Aqui estão relacionados os passos da ruína:

  • Transgressão da lei – Começa com a transgressão da lei. Adão também começou assim, transgrediu a lei estabelecida para não comer do fruto; Davi também transgrediu a lei quando disse: não adulterarás; Salomão transgrediu a lei, se envolvendo com mulheres de outros povos, trazendo seus deuses para dentro de Israel; e assim vários outros relatos na bíblia vêm trazendo conseqüências desastrosas como resultado da transgressão da lei. Acã também transgrediu pegando o que não deveria. E você quantas vezes tem transgredido a lei, tem feito coisas escandalosas até achando que ninguém está vendo, que ninguém ficará sabendo, saiba que aquilo que foi feito em oculto será pregado nos telhados. Mt 10:27.

  • Tomar do anátema – é trazer a maldição para dentro de si e sua casa. A maldição torna-se um jugo na vida da pessoa e ela não entende por que as coisas não dão certo? Por que não funcionam? Por que não acontecem? Alguns vivem maldições hereditárias, a mesma história foi vivida pelas avós, pelos pais e eles estão vivendo também e se Jesus não entrar nesta história continuará sendo repetida na sua descendência. Há decisões que tomamos que é exatamente para atrair, para trazer a maldição para dentro de nossas casa, como Acã, decidiu trazer estes objetos que levou toda sua família para a morte. O que você tem levado para dentro de sua casa?

  • Furtaram – é subtrair fraudulentamente. É roubo. Somos furtados constantemente nos nossos sonhos, nossa alegria, nossa paz, nossos bens. O diabo é ladrão e não se conforma com pouco. Mas todos que transgridem a lei, entram em maldição e começam a roubar também das pessoas que lhe amam, que vivem ao seu redor e a medida que vai aumentando a proporção rouba outros também. Passam a ser não mais roubos emocionais, dos sentimentos, mas sim objetos de valor. Quem você está roubando? Seu patrão? Seu esposo? Sua mãe? Pode ser algum objeto que não lhe pertence, talvez seja material do seu trabalho, talvez esteja tirando gasolina do carro do patrão? Talvez seja algum objeto de valor ou até mesmo dinheiro do caixa, na hora do fechamento do dia? Saiba que qualquer que seja a sua atitude terá uma conseqüência.

  • Mentiram – O pai da mentira, constantemente adestra seus súditos, os ensina que é muito mais fácil se sair bem mentindo do que encarando a verdade. A palavra de Deus é clara quando diz em João 8:4 – Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nela não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. Se a mentira ainda está nos seus lábios, há algo errado, verifique quem é seu pai, quem é de Deus, quem nasceu de novo, não anda com mentiras em seus lábios porque é filho da verdade. “Seja o vosso falar sim, sim, não, não, e o que passa disso é de procedência malígna, portanto deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; (Ef 4:25)

  • Debaixo da sua bagagem o puseram – Estamos diante de mais um ato de falta de caráter. Violar a aliança, apossar-se de coisas consagradas, roubar, mentir e esconder na sua tenda o fruto do roubo. Observe como o inimigo trabalha, sempre escondendo seus atos. Se andarmos na luz como Ele na luz está ,,,(I Jo 1:7) que motivo temos de nos esconder? Geralmente quando fazemos algo errado a tendência e a mesma de Adão, nos esconder, mas veja que aqui, Acã não se escondeu, ele levou o fruto do roubo para sua tenda, sua casa, mas continuou como se nada tivesse acontecido. Estava no meio dos seus irmãos, avaliando o resultado da guerra, a fulga dos inimigos, mais em nenhum momento houve arrependimento, nenhum momento confessou seu pecado, em nenhum momento admitiu que todo este mau chegou no meio de Israel por sua causa. Hoje temos muitos Acãs infiltrados no nosso meio também, nós somos o Israel espiritual, estamos numa guerra constante, buscamos a Deus, jejuamos, oramos, nos doamos pelo ministério e vem um Acã trazer maldição para o nosso meio. Saiba de uma coisa, ainda que você não se arrependa, ainda que não confesse seus erros, ainda que não mude de atitude, Deus não nos deixa enganados, Ele mesmo entrará em juízo contra você que tem contaminado sua casa. No v.14 diz que o Senhor ordenou que se apresentasse diante dele uma tribo de cada vez, família a família, aquela que Ele escolher virá a frente e o homem que for pego com as coisas consagradas seria queimado no fogo com tudo o que lhe pertence. Violou a aliança do Senhor e cometeu loucura em Israel.

Até este momento Acã continuava quieto, não dizia coisa alguma, talvez não acreditasse que Deus iria chegar nele, afinal havia milhares de Israelitas ali. Não brinque com Deus, Ele não se deixa escarnecer. Deus não está brincando conosco, seus projetos precisam seguir em frente e Ele conta conosco, Ele não pode caminhar com pessoas dissimuladas, falsas, mentirosas.

Pois bem, chegou em sua família, e ele foi o escolhido. No v. 19 Josué cheio de amor ainda (o amor de líder pelo discípulo) “meu filho, para a gloria do Senhor, o Deus de Israel, diga a verdade: Conte-me o que você fez, não me esconda nada

v.20 Respondeu Acã a Josué: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e eis o que fiz:

21 quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata debaixo da capa.

22 Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido na sua tenda, estando a prata debaixo da capa.

Somente depois do confronto, Acã confessou seu pecado. Saiba de uma coisa, Acã contou o que fez, e aqueles que continuam escondendo diante do líder, do pastor? São confrontados e negam, negam, negam, ficam irritados, cheios de razão pensando que sua mentira nos convence. Espírito de Belial, de engano, conhecendo Deus, conhecendo o poder da Palavra, conhecendo as conseqüências do pecado e se associando a Satanás para mentir ao Espírito Santo, mentir para os pastores e líderes. Onde está o temor do Senhor no teu coração? Deus viu tudo que estava escondido na terra, Acã confirmou eis que estão escondidos na terra, sabemos que essa terra é o nosso coração de terra, de barro. O que você tem escondido aí? Acã colocou uma capa babilônica, ouro, prata e você o que tem colocado? Prostituição, adultério, roubo, engano, mentira, maledicência? O que está enterrado no meio da tenda, o texto diz que tudo estava escondido na sua tenda. Dê uma olhada na sua tenda, esta tenda é sua vida, morada provisória neste mundo, o que está escondido aí dentro. A atitude do líder Josué foi enviar mensageiros, que foram correndo a tenda: e eis que tudo estava escondido na sua tenda,(v, 22).

Quero lhe dizer uma coisa muito importante, Deus contempla o coração do homem, sua intenção jamais foi destruí-lo, pelo contrário, Seu esforço foi para trazer o homem de volta ao projeto original. Ele tem enviado mensageiros desde a fundação do mundo para resgate de vidas para o Seu reino. Seus mensageiros tem sido como estes enviados por Josué, diligentes, tem ido correndo as nossas tendas, as nossas vidas, para verificar o que continuamos a esconder na nossa tenda. Por que estas atitudes ainda persistem na vida de alguns. O empenho de Deus é levantar uma geração apostólica, uma geração santa, um povo escolhido para realizar obras maiores do que as que Jesus fez neste mundo, estamos no tempo da ceifa, do resgate dos retardatários, Deus não pode contar com pessoas que continuam com vidas duplas, continuam com mau caratismo, continuam escondendo pecado em suas tendas, suas casas sendo turbada pelos seus pecados e atitudes erradas. As vezes a esposa é fiel, busca ao Senhor, ora, jejua e as coisas não acontecem e não entende o que está acontecendo? O marido enterrou a capa de Acã na sua tenda. As vezes é o contrário o marido é fiel e a esposa está com os objetos do pecado escondidos dentro de casa. Estamos chegando no basta de Deus.

Os mensageiros trouxeram todas aquelas coisas do meio da tenda e colocaram perante o Senhor (v. 23). E agora, o que faremos?

v. 25 – Por que nos turbaste? O Senhor te turbará a ti este dia. E todo o Israel o apedrejou com pedras, e os queimaram a fogo, e os apedrejaram com pedras. Observe que não foi só Acã que pereceu no fogo e foi apedrejado, no v. 24 diz que: tomaram Acã, filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e a seus filhos, e a suas filhas, e as seus bois, e a seus jumentos, e as suas ovelhas,m e a sua tenda, e a tudo quanto tinha; Deus não queria mais nenhum vestígio, nenhuma lembrança, nenhuma pessoa de sua descendência para evitar recordações. O juízo de Deus vem para apagar a memória, não ser lembrado, por isso disse até de que descendência fazia parte, ele era filho de Zerá, pois esta linhagem deixa de existir por que se tornou vergonha em Israel.

Deus é amor, mas também é justiça, o tempo da graça esta se acabando, é chegada a hora em que o Filho do Homem há de se manifestar a este mundo, chega de opressão, chega de engano, chega de mentira, chega de brincar com Deus, com Sua igreja, com Sua palavra, portanto tome uma postura nova a partir de hoje, tire tudo que está escondido na sua tenda, confesse ao Senhor seus pecados, suas transgressões para que sareis, para que encontre a benevolência do Senhor.

O juízo vem, o inferno já está preparado para o diabo e seus anjos e seus seguidores, faça a escolha correta, não permita que sua casa entre em maldição por sua causa. Acã não foi apedrejado sozinho, não foi queimado sozinho, seus filhos e filhas, seus animais todos foram sacrificados por uma atitude leviana, impensada. Olhe para sua casa, olhe para seus filhos, olhe para seu cônjuge, avalie friamente, vale a pena pecar? Vale a pena vê-los perecer por sua causa?

Quando o mau foi retirado do arraial de Israel, a vitória veio, Ai foi destruída e a conquista do território estabelecida. Quer ter uma vida de vitoria, quer ter conquistas nesta terra, viver na alegria da vitória? Arranque o que está escondido na tenda.


Deixe um comentário

Categorias